quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Relações Positivas no Ambiente de Trabalho

Falar em relações humanas é considerar todo tipo de ralação social ou interação entre os indivíduos. Esta é uma questão abordada por diversas ciências, dentre elas, a sociologia, a antropologia, a biologia, a política, economia, as ciências naturais, enfim, aquilo que envolve o homem ai estão as relações humanas.

Relações humanas no trabalho, por exemplo, são necessárias pelo fato de que todos ossetoresda vida exigem trabalho em grupo, o homem já não pode trabalhar sozinho. A divisão do trabalho cada vez maior torna o dia a dia da empresa mais dependente do grupo, e dos indivíduos que o compõe.

No trabalho, estas relações são necessárias pois toda empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, tem como principio de funcionamento a trabalho em conjunto, a coletividade, pois a maioria das tarefas são realizadas por grandes grupos de pessoas, onde cada um tem sua função. Este processo de divisão do trabalho se deu ao longo de tempo e teve seu auge quando foi iniciada a revolução industrial e o a inserção do sistema capitalista de produção, que visa o lucro a produtividade, ou seja, cada pessoa fazendo exclusivamente determinada tarefa aumentaria a produtividade e minimizaria o tempo gasto no processo de produção. Vale lembrar que as relações humanas não estão estritamente ligadas apenas as relações entre as pessoas, mas ao também ambiente de trabalho, ou de atuação, ou seja, na escola entre os alunos, em casa, coma família, e tambéma relação do empregado com a empresa, visto que desta relação é que será ditado a produtividade daquela empresa.

Foi publicado numa revista sobre RH no trabalho que dizia:

RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO:

As seis palavras mais importantes: "ADMITO QUE O ERRO FOI MEU"

As cinco palavras mais importantes: "VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO"

As quatro palavras mais importantes: "QUAL A SUA OPINIÃO"

As três palavras mais importantes: "FAÇA O FAVOR"

As duas palavras mais importantes: "MUITO OBRIGADO"

A palavra mais importante: "NÓS".



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/33230/1/Relacoes-Humanas/pagina1.html#ixzz2UaIWvITH

2 comentários:

  1. ótimo post, as relações positivas no trabalho e fora dele são essenciais para o aumento da produtividade profissional e para o bom viver!

    ResponderExcluir
  2. ta uma merda
    .l. este e para vos

    ResponderExcluir