terça-feira, 28 de setembro de 2010

Deslizamento soterra 300 casas e mata pelo menos sete no México

Pelo menos 100 pessoas estão desaparecidas no estado de Oaxaca.
Autoridades teme que haja centenas de mortos, feridos ou soterrados.

O deslizamento de terra que atingiu cerca de 300 casas em uma região pobre no estado de Oaxaca, oeste do México, na madrugada desta terça-feira, deixou pelo menos sete mortos, segundo o governador do estado, Ulises Ruiz.

"São 9.000 habitantes neste povoado, é uma faixa de 200 metros de desmoronamento, dizem que são entre 100 e 300 casas (soterradas). O que temos de informação é que há sete pessoas falecidas e 100 desaparecidas", disse Ulises Ruiz a uma rádio.

O jornal 'Excelsior' disse que mil pessoas podem ter morrido no incidente.

O deslizamento foi provocado pelas fortes chuvas em regiões montanhosas.

O solo se desprendeu em uma comunidade indígena da etnia mixe na cidade de Santa María Tlahuitoltepec, de cerca de 9 mil moradores, perto da capital da região, Oaxaca, por volta das 4h.

As autoridades disseram que a chegada das equipes de resgate ao local está sendo prejudicada pelo mau tempo, que danificou várias estradas.

A população se encontrava incomunicável, tanto por via telefônica como terrestre, e as autoridades municipais que fizeram o alerta do deslizamento às equipes de resgate em Oaxaca, a capital do estado, pediram auxílio com um telefone via satélite.
Segundo fontes oficiais e da Cruz Vermelha, militares, marítimos e paramédicos de pelo menos quatro estados mexicanos partiram em direção ao local para realizar trabalhos de socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário