Quando R ou R' é um átomo de hidrogénio, estamos na presença de um aldeído.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Cetona
Quando R ou R' é um átomo de hidrogénio, estamos na presença de um aldeído.
Chile pede ajuda à Nasa para salvar mineiros soterrados
Presidente chileno conversou com 33 trabalhadores por linha telefônica que passa por duto até local onde todos estão presos.
Autoridades chilenas pediram ajuda à agência espacial americana Nasa na operação de resgate aos 33 mineiros presos há 18 dias em uma mina no norte do Chile.
Um porta-voz da Nasa confirmou que a agência recebeu um pedido de ajuda do governo chileno, e disse que vai "ajudar dentro do possível".
A agência espacial vai ajudar a prover a alimentação aos mineiros presos. "A situação é muito semelhante a dos astronautas, que passam meses sem fim em estações espaciais", disse à jornalistas o ministro da Saúde do Chile, Jaime Manalich.
Na terça-feira (24), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, conversou com os mineiros presos. Piñera falou com os trabalhadores soterrados do palácio presidencial em Santigo, por meio de uma linha telefônica que passa por um duto perfurado para chegar até a câmara onde os mineiros estão presos.
Até o momento, as equipes que trabalham no local conseguiram estabelecer duas linhas de comunicação com os mineiros, uma para a passagem de alimentos, outra para a linha telefônica. O homens estão sobrevivendo com uma dieta de pequenas quantidades de comida, como soluções altamente calóricas de glicose e sachês de sopa.
As equipes de resgate trabalhando no local afirmaram que eles estão "bem de saúde", mas ainda não sabem que as operações para tentar retirá-los podem levar até quatro meses.
O ministro de Minas, Laurence Golborne, afirmou a jornalistas que foi dado um plano de trabalho para manter os mineiros ocupados nas próxima semanas, e acrescentou que, apesar de não saber mais detalhes sobre o prazo do resgate, os trabalhadores sabem que a situação é difícil.
"Eles entendem a situação que estão vivendo. Eles entendem que temos que passar por 700 metros de rocha sólida para resgatá-los, então eles podem avaliar a situação e, provavelmente, tem um senso de que será um longo período. Mas, novamente, psicologicamente falando, temos que tentar mantê-los no caminho certo", afirmou.